O post de hoje deveria se chamar “operacional que esquecemos as vezes”, isso porque quando começamos a ter a ideia de abrir um blog as opções são tantas que nos deixam meio atordoados. Por exemplo, ir para uma hospedagem gratuita ou uma paga? Ter um domínio próprio? Por onde começar? Quem pode ajudar?

Blogger

Serviço oferecido pelo Google, o Blogger é gratuito e permite que você utilize seu próprio domínio. Para usa-lo não é necessário conhecimento técnico em programação e existem diversos templates gratuitos para você usar no blog. Ao mesmo tempo, não é possível criar emails com o seu domínio, ou seja @seudomínio, e existem mais restrições para hospedar arquivos.

WordPress

O WordPress é uma plataforma chamada de open-source, ou seja um modelo de desenvolvimento que promove um licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, permitindo que outros desenvolvedores disponibilizem códigos para download e aplicação. Precisa de um Exemplo? os Plugins, que adicionam recursos a sua página, seja a visualização do Instagram no site ou ainda medir a audiência do blog.  Apesar de existir um WordPress.com, que funciona gratuitamente para hospedar seu blog, os melhores recursos estão no WordPress.org. Para usa-lo você precisa de um domínio registrado, uma hospedagem. Você registra seu domínio, hospeda em um site e faz download do WordPress.org. Parece complicado, não é, só precisa de paciência e muito amor! É necessário um pouco de conhecimento técnico de programação. Mas, a boa notícia é que existem temas para WordPress com guias, ou seja, ele mesmo te ajuda a programar seu site.

Domínio?

O domínio é registro do nome do seu site,  exemplo: www.seudominio.com ou www.seudominio.com.br.  A vantagem de registrar o domínio do seu blog é saber que ninguém mais vai usar aquele nome na internet, ter emails @seudominio, ter maior alcance e credibilidade. Já imaginou se uma grande empresa entra em contato com você e te manda o site dela  assim: www.grandeempresa.blogdaqui.br . Você acreditaria nela?  E se ela mandasse www.grandeempresa.com.br? Pois é, aqui está a credibilidade.

Hospedagem?

Para explicar a hospedagem vou utilizar uma metáfora: o site é a alma e a hospedagem é o corpo. Você vai colocar aquela alma em corpo para ela existir. Se um dia você quiser, pode alterar o corpo e preservar a alma.  Existem diversos preços e tipos de hospedagens, estes são alguns sites a pesquisar: KingHost, Hostgator, GoDaddy, Hostnet.

E ai o que eu faço?

Essa é uma pergunta capciosa e te digo porque: se você pretende que seu blog seja profissional, eu te indicaria pesquisar melhor descobrir mais sobre hospedagens e domínios. Mas, se você por acaso tem interesse apenas em entrar para o mundo dos Blogs como experimento, eu te indico começar pelo Blogger e se sentir mais confiança ir para uma hospedagem paga. Sempre é legal pensar em registrar o nome do blog, vai que alguém decide abrir um blog com mesmo nome que o seu.

 

Semana que vem tem mais! E vamos falar sobre TEXTOS!

 

 

Autor

Escreva um comentário