fashion-person-woman-girl

Faz algum tempo que leio muitas criticas ao mercado de moda, muitas delas dirigidas a área da comunicação. Ninguém sai ileso mas, eu te proponho uma pequena reflexão sobre o que é moda.

No início o homem se cobriu porque precisava se proteger das intempéries do clima, outra possibilidade  é o pudor. Com o tempo aprendemos que a vestimenta pode servir para outras coisas, como por exemplo, para hierarquia. Pense em general e como suas roupas são diferentes dos demais soldados.

E como chegamos ao ponto em que estamos? A população cresceu, novas tecnologias surgiram, como os teares modernos depois das revoluções industriais, as  próprias industrias cresceram. A moda mudou e forma de fazer também. Coleções anuais  viraram bianuais e depois o processo acelerou para o fast fashion em que 15 em 15 dias as coleções chegam as lojas.

Desde  o meio dos anos 2000 temos consciência que esse processo não vai se sustentar, tentamos o eco fashion, agora pensamos em slow fashion e provavelmente pensaremos em outra coisa para desacelerar e proteger o meio ambiente.

Pensar em moda é pensar em consumo e dinheiro, ele é o 2° maior setor industrial do pais, perdendo para o setor alimentício. Você sabia que a produção brasileira têxtil é de aproximadamente 2.249 toneladas e que corresponde a 3% da produção mundial? Nós somos o 4° país em produção de vestuário e ficamos atrás da China, Índia e Paquistão.

Então onde eu quero chegar com tudo isso? O consumo e a futilidade podem aparecer em todas as áreas, quem define isso é você caro leitor. Que se posiciona e que escolhe o que é melhor. A moda tem sua beleza e poética mas como tudo na vida tem seu lado não tão belo. Cabe a cada um escolher o seu equilíbrio.

renataesteves (2)

Author

Write A Comment