O trabalho de figurinista é como de um arqueólogo a partir de pistas ele recria uma era, uma época. Sua fonte principal é a palavra e a partir dela decifra e traduz o imaginário do autor, recriando um mundo possível ou impossível.

Dar a vida ao personagem por meio da caracterização, escolhas de matérias primas, modelagem e cores é uma das funções de um figurino, ele costura a narrativa e dá coerência a ela.

Alguns Figurinistas e seus trabalhos:

Gilbert Adrian foi um dos pioneiros na função de figurinistas de Hollywood. Adrian começou a trabalhar anos 1920 e ao longo de 30 anos ele criou mais de 250 figurinos. Seu trabalho mais icônico é o Mágico de Oz e os sapatos vermelhos de Dorothy.

wizard-of-oz-updated-1

Tony Walton foi responsável por Mary Poppins, Pippin, Guys and Dolls entre outros.  Walton é um dos poucos figurinistas que já ganharam um Oscar, um Tony ( na verdade 3 Tonys) e um Emmy.

MaryPoppinsArt2

Marília Carneiro participou mais de 30 produções na tv, entre elas, Pecado Capital, O Rebu, Gabriela , Casa das Sete Mulheres e mais recentemente Ligações Perigosas. Marília foi responsável pela famosa meia de Sonia Braga em Dancin’ Days e Jade, vivida por Giovanna Antonelli em O Clone.

globo__07 Giovanna Antonelli em O Clone 2001 Renato Rocha Miranda TV Globo__gallefull

Além da criatividade, saber desenhar é um ponto importante para o figurinista, duvida disso? Alguns sketches de produções famosas:

Mad Max por  Jenny Beavan ( ganhadora do Oscar 2016)

Mad-Max-Hoult_0

Cinderella por Sandy Powell :

cinderella--z

Game of Thrones por Michele Carragher
9755369b046390a2e475844e070c825f

 

Qual seu figurino favorito? Me conta!

renataesteves (2)

Author

Write A Comment