O ano de 2018 está acabando, foi um ano pesado em que muitas reviravoltas aconteceram no país e no mundo. Por outro lado, eu Renata não posso reclamar, afinal de contas, em 2018 ganhei um grande amor, conheci pessoas incríveis, viajei mais do que nos últimos 5 anos, fiz cursos, me aprimorei. Foi um ano em que a vida me deu tantos presentes que seria injusto não falar a palavra GRATIDÃO. E é ela que desencadeia o meu melhor conselho para 2019, ser grata (o). Grato ao bom e ao ruim, grata a palavra amiga, ao surpreendente e ao inesperado.

Mas, gratidão tem que vir com colada ao perdão, porque erramos e erramos feio. Pois, estamos aqui para aprender. Aprender a ouvir, a falar com gentileza e delicadeza. Aprender a respeita o próximo e nos respeitar, o respeito é uma via de mão dupla.

Junto com elas vem o sinto muito, porque pedir perdão é dizer eu sinto muito, é reconhecer seus atos e ser responsável por eles. É compreender que nossos atos podem magoar e ferir ao outro.

E por fim, dizer eu te amo. Amar ao outro, a si e as circunstâncias da vida que podem pregar peças em nós. O amor é o melhor remédio para o ódio, o rancor, o desespero e a incompreensão.

Assim, o meu melhor conselho é para você em 2019 é mentalizar a seguinte frase: “Sinto muito, Me perdoe, Eu sou grato, Eu te amo” essas simples palavras podem desencadear sentimento puros de perdão, amor e paz de espírito. A essa prática damos o nome de Ho’oponopono:

“Hoʻoponopono é uma prática havaiana antiga, com vista à reconciliação e ao perdão. “


Durante alguns meses tenho feito o Ho’oponopono, posso dizer que realmente ela funciona. Funciona com aquela pessoa que te fecha no trânsito, funciona com aquela magoa antiga, funciona com aquele nervosismo pré reunião. Funciona em situações de embate e funciona somente para agradecer o universo.

E como eu agradeço!

Te vejo em 2019!

Autor

Escreva um comentário