Eu sou apaixonada por estampas florais, como vocês podem observar nas minhas fotos do Instagram e hoje é sobre elas que vamos falar.

Toda vez que eu penso em florais me lembro da frase irônica de Miranda Prisley, vivida por  Meryl Streep, no Diabo Veste Prada “Florais na primavera, que original”, mas na verdade eu uso florais o ano inteiro.

A origem das estampas florais

A asia é apontada como origem das estampas florais, uma vez que as flores são parte da cultura dos paí­ses do continente. Enquanto no Japão os tecidos florais carregam o simbolismo da família real e dos raios de sol, na China encontramos o motivo com brocados e bordados.  A flor símbolo no Japão é crisântemo e na China a flor de Lotus que carrega consigo o simbolismo da pureza. 

India

Rico símbolo da historia do têxtil, a India é outro marco importante para as estampas florais tendo como principal tecido a chita. Na produção original do tecido, a chita era mergulhada em cera com o desenho floral previamente estampado e banhado no processo de tingimento natural. Após alguns banhos, a chita era lavada. 

Na Europa

 A partir de 1400 os florais começaram a ser difundidos pelo mundo, os compradores europeus compravam tecidos florais extremamente ornamentados e detalhados. Todo esse luxo tinha um preço pouco acessível e por isso, tornou se símbolo de status e nobreza. 

Os Britânicos e Holandeses foram os responsáveis pela popularização da chita, que tornou-se mais acessível em 1759. 

Inspiração

Hoje, vou fazer algo diferente, mostrar minhas inspirações de florais. São aquelas imagens que eu guardo para montar meus looks e compor meu estilo.

Cores

Muitas vezes para fazer uma bom look, é interessante buscar as cores da estampa e usa-las como complementares na maquiagem, sapatos, bolsas e acessórios.

Mais Inspiração:

E você? Ama os florais? Comente aqui!

Autor

Escreva um comentário