Moda para conhecer

Surgimento da Estamparia

Com blocos de madeira e a técnica de estêncil, preenchimento do desenho vazado com tinta, os fenícios foram o primeiro povo a usar a estamparia. Mas, ela só ficou popular na Europa no ano 1000  em função do porto de Veneza e seu estabelecimento como porto de distribuição de mercadorias.

Screen-Shot-2015-02-17-at-11.00.23-AM

O Xadrez tem origem na idade do ferro, 700 – 500 A.C, quando fios de lã eram cruzados na forma de losango criando a estampa. O xadrez preto e branco tem origem francesa e é denominado vichy. Já o tartan, ícone dos clãs escoceses, aparece no século 18.

Primark_Autumn_Winter_2013_Tartan_Dress

Com a influencia oriental no mesmo século dos tartans, os florais exóticos começam a se espalhar pela Europa. No século XIX as padronagens florais ficam mais adaptadas ao mundo ocidental e com motivos mais simples como: margaridas e papoulas. A partir de 1800 florais miúdos aparecem em decorrência da adoção das primeiras maquinas de estampar.

liberty

O Art Deco marca o século seguinte com figuras florais e de plantas alongadas.

il_fullxfull.331392832

Com a modernização do processo de tecelagem e estamparia surgiram padronagens como poá, geométricos, entre outros. Mas isso fica para outro post!

renataesteves (2)