Moda: Para Pensar

Reflexão: Veja e Compre AGORA

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Nos últimos tempos ouvimos que ” a moda mudou”, ” as semanas de moda mudaram” e o clássico ” a internet revolucionou o mercado”.

A verdade é que a tecnologia aliada a nós, consumidores, internautas, blogueiros e usuários de redes sociais; contribuiu para que houvessem alguns avanços. Somos capazes de encontrar qualquer produto no mundo. Quer uma blusa do personagem do seriado? É só pesquisar na internet, diversos fornecedores e preços aparecerão. Os desfiles e as semana de moda, antes voltada a profissionais da área e convidados chegavam a população por meio das editoriais, revistas especializadas e programas de tv. Hoje, 1 segundo após o desfile encontramos diversas imagens espalhadas no Instagram, Facebook,  sites de revistas e etc. As roupas  demoravam aproximadamente 06 meses para chegar as lojas e as coisas iam bem. Será?

O anuncio recente do SPFW do tal ” See now, Buy Now” no bom e velho português ” Veja agora, Compre agora”;  vai de encontro ao pensamento de muitas marcas de moda como Burberry e Tom Ford. O ” Veja agora, Compre Agora” nada mais é do que a quebra da espera, ou seja, após os desfiles, ou apresentação da coleção, as peças ficam disponíveis para a compra.

Mas, não é tudo lindo no mundo da moda! Algumas marcas como Gucci são totalmente contras a essa estratégia. Raf Simons, ex diretor criativo da Christian Dior, também foi voz ativa em dizer que também é contra.

Pensando como criadora, e faço um parêntesis, porque fiz a graduação de moda e trabalhei na área, esse processo acelera também o criador. Pois, tudo tem que estar pronto muitos antes, a produção começa antes. Como consumidor acredito que é muito interessante o acesso ao produto com maior velocidade. Mas como pensadora não posso deixar de questionar: será que o mundo de instantaneidade, possivelmente atrelado as inovações tecnológicas, nos deixou consumidores inquietos e ansiosos?

Existem teóricos que afirmam que as redes sociais, os blogueiros e influenciadores digitais tornaram a vida das revistas de moda mais difíceis. A informação gerada por eles é quase instantânea e a  velocidade de propagação é alta. Tudo isso nos deixou viciados na rapidez, adoramos ver tudo em tempo real e passamos a ficar muito mais entediados.

Termino esse artigo com uma pergunta para você leitor: O que vai acontecer daqui 10 ou 20 anos nessa passo? Será que esse sistema novo vai se sustentar por muito tempo? Será que vamos ter mais coleções em um ano?

Pensando em pesquisadores de grandes universidades que apontam que o futuro são menos coleções, menos consumo e descarte rápido, acredito na luz no fim do túnel. Ou seja, no equilíbrio entre tudo isso. E você?

renataesteves (2)

 

 

 

 

 

Um comentário em “Reflexão: Veja e Compre AGORA

  1. é bem verdade que a tecnologia acaba dificultando um pouco os meios impressos, por tudo ser instantâneo e rápido. A revista acaba tendo um público seleto e realmente fiel, que admira o trabalho

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

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