Moda

Eleições Americanas: Primeiras Damas

No dia das eleições americanas não podemos deixar de falar das primeiras damas. Historicamente a primeira “Primeira Dama dos Estados Unidos”  foi Martha Washington, esposa do presidente americano George Washington ( 1789- 1797) e era referenciada como “Dama Washington”. O papel de uma primeira dama mudou ao longo dos anos e de posição de apenas anfitriã , essas mulheres tornaram-se estrelas durante as campanhas eleitorais e após as vitórias atuam em ongs, ações de caridade e são influenciadoras da opinião pública. Eleanor Roosvelt foi a primeira mulher a falar em uma convenção nacional do partido democrata.

Por serem pessoas públicas, seus estilos pessoais estão sempre em voga. O baile inaugural de todo mandato é um dos momentos em que suas escolhas de moda são notados, abaixo alguns dos vestidos e primeiras damas:

primeiras-damas

Quando falamos de estilo não podemos deixar de lado as duas primeiras damas que, apesar dos mais de 40 anos de diferença de mandatos,  mais influenciaram e influenciam a moda: Jacqueline Kennedy  e Michelle Obama. Jacqueline Kennedy tinha como marca registrada terninhos, vestidos geométricos com a cintura marcada.

jacq

Michelle Obama é uma primeira dama irreverente, usa vestidos que deixam claro sua inspiração em Jackie mas, sem deixar que traços de modernidade e casualidade de lado. Ela aparece publicamente usando roupas.

michelle

Curiosidade: Segundo as leis americanas,  o serviço de primeira dama é um cargo do governo e se por acaso um presidente for solteiro ou sua esposa impossibilitada de atuar como primeira dama, outra mulher deve ser colocada como anfitriã da casa branca.

renataesteves (2)

Comente Aqui!