Moda

A Evolução das roupas de malhar

Mexer o corpo e fazer exercício é algo essencial, em toda academia vemos indicações sobre o uso de roupas leves e confortáveis mas, nem sempre foi assim. A imagem a  baixo ilustra bem isso. Em 1860 para se exercitar as mulheres utilizavam vestidos compridos, pesados e com espartilho. O homem não estava excluído da tortura, usava paletó, gravata,  calças e sapatos sociais.

b20399789_0031

b20399789_0029

Manual do “The Portable Gymnasium, por Gustav Ernst”

A partir dos anos 1920 a mulher já está liberta dos espartilhos, e usa roupas mais leves, porém nada de calças leggings e muito menos tênis, a vestimenta ainda é o vestido e sapatos de couro. Apesar de sapatos de borracha, os tênis, já existirem eles ainda não eram muito populares.

1928: A woman 'exercising' on a vibrating motor machine. (Photo by Davis/Topical Press Agency/Getty Images)
1928: A woman ‘exercising’ on a vibrating motor machine. (Photo by Davis/Topical Press Agency/Getty Images)

Nos anos 1940 as roupas de ginástica eram muito similares as roupas do dia a dia, naquela época suar e ficar torneada não eram coisas consideradas femininas e por isso a roupa acompanhava o dia a dia.

1940s

Nos anos 1960 o exercício entrou em moda, diferentemente da década anterior em que a mulher estava mais presente em casa, essa década trouxe evolução ao vestuário esportivo. Os aparelhos eletrônicos, walkman entram em cena acompanhando o esporte.

1960s

 Os anos 1970 chegam e com eles o uso de calças e blusas de moletons.

norsport-nordstrom-vintage-fashion-2

Os anos 19980 trazem a moda do exagero: polainas, bodys combinados com shorts e calças apertadas, volumes, casacos grandes e faixas no cabelo são alguns exemplos. Outra característica da época são os body bem cavados.

workout

 Nos 2000,  os tops e calças leggins combinados começam a ficar mais frequentes. A calça de yoga aparece também em destaque assim  como a modalidade que entra na moda.

0214yogagirls

E por fim, nos tempos atuais os macacões, macaquinhos, calças e tops continuam fortes. Mas, o negócio mesmo é a pele aparente, sejam regatas bem cavadas, bodys com tênis, ou ainda shots saias curtas para o exercício.

42643406

Qual sua roupa favorita?

renataesteves (2)

Um comentário em “A Evolução das roupas de malhar

Comente Aqui!